domingo, 24 de março de 2013

                         HISTÓRIA DO SURF


A restrita bibliografia sobre o surf aponta o seu surgimento nas Ilhas Polinésias, através dos povos nativos, em virtude de sua própria cultura de subsistência, a pesca
Constantemente tinham que se atirar ao mar com seus barcos feitos artesanalmente para pescar, e quando voltavam, deslizavam sobre as ondas para chegar mais rápido à terra firme.
Em muitos países o surf começou a ser praticado regularmente, e por volta dos anos 20. Começaram a aparecer os primeiros campeonatos na Califórnia (Rosa, 1996). Bob Simons criou a primeira prancha de fibra em 1949.


Bob Simons e sua prancha biquilha


Em meados de 1950, as pranchas passaram a ser comercializadas e na década de 60 o surf tornou-se competitivo e profissionalizante.
As primeiras pranchas, então chamadas de "tábuas havaianas", começaram a chegar no Brasil por turistas.
A primeira prancha brasileira foi feita em 1938 pelos paulistas Osmar Gonçalves, João Roberto e Júlio Putz, a partir da matéria de uma revista americana, que dava medidas e o tipo de madeira a ser usada.

Osmar Gonçalves e a primeira prancha de surf no Brasil


Atualmente as pranchas são feitas de fibra e são muito leves.
A primeira onda artificial na Nova Zelandia começou a funcionar em 2005, proporcionando excelentes ondas para os surfistas de Maunganui. Um swell (onda boa para surfar) pequeno de noroeste gerado pelo encontro de uma alta e de uma baixa pressão oferecia ondas de um metro à costa de Maunganui no seu primeiro dia de experiência.

surfista em uma onda artificial de Maunganui


As ondas naturais são formadas quando ocorrem ventos fortes sobre uma extensa superfície de água, estes ventos provocam os chamados “carneirinhos” que conforme se vão deslocando, se juntam e começam a apresentar uma formação mais ordenada.

carneirinhos (ondas em formação)


Fonte:http://www.ilhagrande.org/Surf-Ilha-Grande/curiosidades-do-surf.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário